Como desactivar o Hotspot da PT-WIFI nos routers Thomson

Se tens o serviço de fibra da PT (quer seja MEO ou Sapo) já deves ter reparado que a PT silenciosamente activou um Hotspot da PT-WiFi através da tua ligação um pouco ao estilo das redes ZON Free Internet.

A ideia é boa, a forma como foi implementada é que é simplesmente absurda. Não só o fizeram de forma camuflada, acedendo e alterando a configuração do router sem o conhecimento e consentimento do cliente, como excluiram qualquer hipótese de ser desactivada, ou seja, somos todos forçados a ceder a nossa largura de banda e a patrocinar um servico que pode até beneficiar os clientes mas que foi feito com intuitos meramente comerciais. Mais ainda, os routers como qualquer outro dispositivo possuem limitações, e não sendo estes modelos uma gama profissional (qualquer hotspot PT-WiFi presente num Hotel ou centro comercial utiliza equipamentos Cisco ou Nortel que em NADA se assemelham a estes thomson) podem sofrer degradação de performance da rede wireless pois ainda que seja uma rede virtual diferente, os interfaces fisicos são os mesmos.

Mais! Se a velocidade contratada forem 100Mbits e tendo em conta que esta é também a velocidade máxima do equipamento, isto significa que se alguém estiver ligado na rede irá reduzir a vossa largura de banda contratada!

Dito isto e porque sou a favor da liberdade de escolha por parte do cliente, encontrei uma forma de desactivar novamente o hotspot PT-WIFI:

1º Acedam ao interface web do router via http://192.168.1.254

2º No ecrã de login, activem a consola de javascript ( cada browser tem a sua própria forma de aceder à consola, mais informações aqui) e colem o seguinte código:

var user = "Debug";
var hash2 = "91cd28f3d8d3a503e9839caaa2929123";
 
var HA2 = MD5("GET" + ":" + uri);
document.getElementById("user").value = user;
document.getElementById("hidepw").value = MD5(hash2 + 
                              ":" + nonce +":" + 
                              "00000001" + ":" + 
                              "xyz" + ":" + 
                               qop + ":" + HA2);
document.authform.submit();

Após clicarem no Enter vão entrar no interface de gestão com permissões especiais, entre elas o poder de desligar o hotspot PT-WiFi.

3- Acedam ao painel de configuração da rede Wireless do router. No fundo da página vão encontrar um novo link com a designação “Definições Hotspot”. Cliquem nele.

4- Aqui encontram as definições do Hotspot PT-WiFi. Cliquem em desactivar et voila!

Disfrutem do vosso router livre de qualquer acesso.

Antes de terminar este post no blog, deixo-vos com mais duas perguntas retóricas:

 

PS: Obrigado à malta da ptsec.info por ter disponibilizado os dados de acesso como root (mais informações aqui).

41 comments

  1. “Porque é que acham que não funciona?” e “Onde é que anda essa opção?”
    A opção dmz esta la o nome não é dmz é atribuir ip publico a um dispositivo , e ja encaminhei inumeras vezes a porta 80 em thomsons e nunca tive qualquer constragimento seja na versao 8 seja na versao 10 , por isso não entendo ao que e que te referes que não da …

    1. Confesso que no caso da DMZ não associei a essa opção e provavelmente a culpa foi minha. No entanto no re encaminhamento especifico da porta 80 a verdade é que era sempre ignorado.

      De qualquer forma, obrigado pela correcção! 😉

  2. David, Muito Obrigado por esta informação.
    Como se não bastasse os preços abusivos e concertados da PT (e não só da PT mas de todos os operadores em geral), acho o cúmulo fazer um hotspot da tua ligação, paga por ti.

    Um Bem Haja Grande para Ti!…The force it’s strong on You 🙂

    Jorge

      1. Viva, conseguiram ultrapassar este problema do MD5? Também não estou a conseguir…

        Agradeço ajuda.

        Thx

        1. Estás a executar esse pedido na página de login do router? As funções de MD5 só estão disponíveis aí. 😉

    1. Descobri a solução! Em cima, à esquerda, muda “” para “chrome-extension://********” copia outra vez o código, faz enter e deve funcionar.

  3. Boas, estou a tentar desligar usando o Firefox, e diz depois do comando java introduzir o Username dá erro no login a dizer password invalida.
    Algum ideia?

    Ob

  4. é um abuso invadirem a nossa privacidade e fazerem de otários.Estou farta destes grupos financeiros e afins.Eu não consigo tirar o WIFI PT do meu PC dassss

  5. Não funcionou em IE11
    Da este erro: ‘MD5’ não está definido

    De qualquer modo a PT devia ser processada por isto. Andam a oferecer serviços à custa da factura dos outros, da EDP paga pelos outros, e ainda por cima são os maiores careiros que existe!

    Esta cena do PT WiFi não autorizado pelos clientes devia ser razão para rescisão imediata do contracto e direito a indeminização compensatória!!

    Abraço

  6. “Tugas” típicos: essa rede não tem NENHUM impacto na vossa ligação e pode ajudar outros clientes PT (não se trata de um hotspot público, apenas clientes PT podem usar) deslocados. Eu tenho o meu activo e já usei um hotspot destes aquando de uma deslocação a Lisboa…extremamente conveniente.

    1. Não se trata de “Tugas” tipicos mas sim de liberdade de escolha, coisa que a Portugal Telecom parece desconhecer ao tentar IMPOR os Hotspots PT-WiFi suportados pelos clientes.

      Quanto ao “IMPACTO” na ligação, nada poderia estar mais longe da verdade. A não ser que os routers possuam duas placas de rede wireless para suportar ambos os serviços de forma dedicada, a ligação wireless SOFRE com o uso em simultâneo das duas redes. Disputa no acesso ao meio, numero de conexões em simultâneo suportadas ou numero de clientes wireless em simultâneo suportados (entre muitas outras variáveis) influenciam de forma variável a qualidade da ligação. Basta um pouco de conhecimento sobre o funcionamento das redes Wireless para perceber isto.

      A rede interna é efectivamente prejudicada. Se é muito ou pouco isso é uma questão que depende de muitas variáveis.

  7. Na area de cliente da MEO tem a opção para desactivar, mas depois de fazer o pedido só me aparece pedido cancelado…!
    O mais irritante é eu querer aceder à minha rede automaticamente ou pensar que estou ligado e os equipamentos acedem ao hotspot e ficam a pedir a respectiva autenticação.

  8. o meu não funciona 😡

    “O nome de utilizador e a password que inseriu está incorrecta. Por favor verifique e tente de novo.”

    O meu router é TG799vn

  9. o meu não funciona 😡

    “O nome de utilizador e a password que inseriu está incorrecta. Por favor verifique e tente de novo.”

    O meu router é TG799vn

  10. Funcionou perfeitamente com o segundo hash para o Technicolor TG784n v3 a hash é 276da5030a939d29642637f279629770
    Obrigado!!! Deixo aqui uma questão. Como devem saber existe um problema com o sincronismo dos 100Mbits só atingirem na maior parte dos casos os 90Mbits. Não será por isso que este C$#”%$ da Meo reservam esses 10Mbits para o limite de 4 hosts ao mesmo tempo que se podem ligar ao nosso Meo-WIFI Hotspot send que o limite de banda para cada um é aprox 2Mbit?

  11. Obrigado. Para quem tem o erro do MD5, tem de colar o código na consola (F12 para chrome) antes de efectuar o login no thompson. No meu caso foi o que se passou.

  12. Tenho o Technicolor TG784 v3.

    Já por uma vez consegui fazer isto com a “nova” hash que o mik deu. Agora não estou a conseguir entrar. Nem se queixa de nada. Simplesmente faz refresh. Se usar a hash original deste artigo diz-me que a password é inválida (e com razão dado que a has é a incorreta). De qualquer forma não funca. Estou a usar o Chrome.

  13. Eu compreendo o que o “Pedro” quer dizer, no entanto, temos de ter a liberdade de dizer “não, muito obrigado”. Eu desliguei o meu com sucesso, um bem haja ao David Gouveia.

  14. Há uns tempos fiz isto no router de minha casa e funcionou na perfeição! No entanto, agora quando o fui fazer em casa da minha namorada não acontecia nada depois de inserir o JavaScript… acham que eles bloquearam isto através de algum update de firmware?

    Cumps

  15. Boas, já alguém sabe como fazer isto!?
    Vieram ontem instalar a fibra em minha, a primeira coisa que fiz foi pedir para desactivarem o Meo-Wifi, na hora ficou, passado 2horas quando dei por ela estava activo novamente. -.-‘

  16. Na verdade eles permitem que o cliente escolha entre ter e não ter essa opção activa. Há uns tempos vi que na área cliente (site da meo) têm lá essa opção, mas ao activar essa opção (desligando o hotspot MEO-WiFi do nosso router) fica-se impedido de aceder a todos os outros hotspots… Faz algum sentido esta abordagem deles, e para quem não usa é um “trade-off” que não trás prejuízo 🙂

  17. Technicolor TG784n v3 (versão de software 10.2.1.O)

    Após seguir este tutorial (http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-restaurar-acessos-RootUser-e-permiss%C3%B5es-num-router-TG784n/td-p/68474) para “restaurar acessos RootUser e permissões num roteador TG784n” achei que poderia desativar esse lixo desse hotspot já que possuía permissões rootuser. Fui à procura pela GUI do roteador e não encontrei, nem nas configurações wireless nem em lado nenhum, a opção pra desativar essa bo$ta! Após breve pesquisa encontrei esta solução mas que também não funcionou visto que teria que ter o utilizador “Debug” e apaguei-o junto com todos os outros (exceto o que eu criei como é óbvio). Tentei mudar os comandos pra coincidir com o meu utilizador mas não deu, vi-me obrigado a fazer um reset com as definições de fábrica e mesmo assim não funcionou (nem com a hash original ou a segunda proposta pelo “Mik”).
    Alguém tem a solução para que após restaurar os acessos RootUser e permissões neste router se possa desativar essa PORCARIA desse hotspot!!! Se tiverem partilhem por favor, é que isto já me está a mexer com os nervos a sério!!!!

    Obrigado.

    1. Eles fizeram um update para bloquear esse acesso, deve haver outra maneira para entrar, mas os computadores de agora nao possuem telnet… tb n é seguro o ter instalado

      1. Olá N3v35,

        Presumo que te estejas a referir ao cliente de telnet do Windows que agora não é instalado por defeito. Podes instalar o mesmo a partir do menu “Programs and Features”.

        Em alternativa para windows tens sempre o cliente PuTTY que suporta multiplos protocolos incluindo telnet.

        Há cerca de três semanas tive de fazer reset ao meu router e recorri ao meu próprio manual para voltar a restringir as ligações. Tudo funcionou como previsto 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published.