Jul 30

Se tens o serviço de fibra da PT (quer seja MEO ou Sapo) já deves ter reparado que a PT silenciosamente activou um Hotspot da PT-WiFi através da tua ligação um pouco ao estilo das redes ZON Free Internet.

A ideia é boa, a forma como foi implementada é que é simplesmente absurda. Não só o fizeram de forma camuflada, acedendo e alterando a configuração do router sem o conhecimento e consentimento do cliente, como excluiram qualquer hipótese de ser desactivada, ou seja, somos todos forçados a ceder a nossa largura de banda e a patrocinar um servico que pode até beneficiar os clientes mas que foi feito com intuitos meramente comerciais. Mais ainda, os routers como qualquer outro dispositivo possuem limitações, e não sendo estes modelos uma gama profissional (qualquer hotspot PT-WiFi presente num Hotel ou centro comercial utiliza equipamentos Cisco ou Nortel que em NADA se assemelham a estes thomson) podem sofrer degradação de performance da rede wireless pois ainda que seja uma rede virtual diferente, os interfaces fisicos são os mesmos.

Mais! Se a velocidade contratada forem 100Mbits e tendo em conta que esta é também a velocidade máxima do equipamento, isto significa que se alguém estiver ligado na rede irá reduzir a vossa largura de banda contratada!

Dito isto e porque sou a favor da liberdade de escolha por parte do cliente, encontrei uma forma de desactivar novamente o hotspot PT-WIFI:

1º Acedam ao interface web do router via http://192.168.1.254

2º No ecrã de login, activem a consola de javascript ( cada browser tem a sua própria forma de aceder à consola, mais informações aqui) e colem o seguinte código:

var user = "Debug";
var hash2 = "91cd28f3d8d3a503e9839caaa2929123";
 
var HA2 = MD5("GET" + ":" + uri);
document.getElementById("user").value = user;
document.getElementById("hidepw").value = MD5(hash2 + 
                              ":" + nonce +":" + 
                              "00000001" + ":" + 
                              "xyz" + ":" + 
                               qop + ":" + HA2);
document.authform.submit();

Após clicarem no Enter vão entrar no interface de gestão com permissões especiais, entre elas o poder de desligar o hotspot PT-WiFi.

3- Acedam ao painel de configuração da rede Wireless do router. No fundo da página vão encontrar um novo link com a designação “Definições Hotspot”. Cliquem nele.

4- Aqui encontram as definições do Hotspot PT-WiFi. Cliquem em desactivar et voila!

Disfrutem do vosso router livre de qualquer acesso.

Antes de terminar este post no blog, deixo-vos com mais duas perguntas retóricas:

 

PS: Obrigado à malta da ptsec.info por ter disponibilizado os dados de acesso como root (mais informações aqui).

25 Responses to “Como desactivar o Hotspot da PT-WIFI nos routers Thomson”

  1. michael says:

    “Porque é que acham que não funciona?” e “Onde é que anda essa opção?”
    A opção dmz esta la o nome não é dmz é atribuir ip publico a um dispositivo , e ja encaminhei inumeras vezes a porta 80 em thomsons e nunca tive qualquer constragimento seja na versao 8 seja na versao 10 , por isso não entendo ao que e que te referes que não da …

    • admin says:

      Confesso que no caso da DMZ não associei a essa opção e provavelmente a culpa foi minha. No entanto no re encaminhamento especifico da porta 80 a verdade é que era sempre ignorado.

      De qualquer forma, obrigado pela correcção! ;-)

  2. Jorge says:

    David, Muito Obrigado por esta informação.
    Como se não bastasse os preços abusivos e concertados da PT (e não só da PT mas de todos os operadores em geral), acho o cúmulo fazer um hotspot da tua ligação, paga por ti.

    Um Bem Haja Grande para Ti!…The force it’s strong on You :)

    Jorge

  3. Cristiano says:

    ReferenceError: MD5 is not defined
    Recebo este erro no chrome.

    • admin says:

      Tenta com outro browser… Ainda assim é estranho porque MD5 deveria ser uma função nativa do Javascript…

    • Gohu says:

      Descobri a solução! Em cima, à esquerda, muda “” para “chrome-extension://********” copia outra vez o código, faz enter e deve funcionar.

  4. Flouro says:

    Boas, estou a tentar desligar usando o Firefox, e diz depois do comando java introduzir o Username dá erro no login a dizer password invalida.
    Algum ideia?

    Ob

  5. Flouro says:

    È um Technicolor TG784n v3

  6. Mik says:

    Para o Technicolor TG784n v3 a hash é 276da5030a939d29642637f279629770

  7. Flouro says:

    Done! Funcionou ás mil maravilhas!
    Muito obrigado!

  8. lina says:

    é um abuso invadirem a nossa privacidade e fazerem de otários.Estou farta destes grupos financeiros e afins.Eu não consigo tirar o WIFI PT do meu PC dassss

  9. Tony says:

    Não funcionou em IE11
    Da este erro: ‘MD5′ não está definido

    De qualquer modo a PT devia ser processada por isto. Andam a oferecer serviços à custa da factura dos outros, da EDP paga pelos outros, e ainda por cima são os maiores careiros que existe!

    Esta cena do PT WiFi não autorizado pelos clientes devia ser razão para rescisão imediata do contracto e direito a indeminização compensatória!!

    Abraço

  10. Pedro says:

    “Tugas” típicos: essa rede não tem NENHUM impacto na vossa ligação e pode ajudar outros clientes PT (não se trata de um hotspot público, apenas clientes PT podem usar) deslocados. Eu tenho o meu activo e já usei um hotspot destes aquando de uma deslocação a Lisboa…extremamente conveniente.

    • admin says:

      Não se trata de “Tugas” tipicos mas sim de liberdade de escolha, coisa que a Portugal Telecom parece desconhecer ao tentar IMPOR os Hotspots PT-WiFi suportados pelos clientes.

      Quanto ao “IMPACTO” na ligação, nada poderia estar mais longe da verdade. A não ser que os routers possuam duas placas de rede wireless para suportar ambos os serviços de forma dedicada, a ligação wireless SOFRE com o uso em simultâneo das duas redes. Disputa no acesso ao meio, numero de conexões em simultâneo suportadas ou numero de clientes wireless em simultâneo suportados (entre muitas outras variáveis) influenciam de forma variável a qualidade da ligação. Basta um pouco de conhecimento sobre o funcionamento das redes Wireless para perceber isto.

      A rede interna é efectivamente prejudicada. Se é muito ou pouco isso é uma questão que depende de muitas variáveis.

  11. Rusty says:

    erro: “MD5 is not defined”
    Não funciona …

  12. Rusty says:

    Na area de cliente da MEO tem a opção para desactivar, mas depois de fazer o pedido só me aparece pedido cancelado…!
    O mais irritante é eu querer aceder à minha rede automaticamente ou pensar que estou ligado e os equipamentos acedem ao hotspot e ficam a pedir a respectiva autenticação.

  13. Nuno says:

    o meu não funciona :x

    “O nome de utilizador e a password que inseriu está incorrecta. Por favor verifique e tente de novo.”

    O meu router é TG799vn

  14. Nuno says:

    o meu não funciona :x

    “O nome de utilizador e a password que inseriu está incorrecta. Por favor verifique e tente de novo.”

    O meu router é TG799vn

  15. Gohu says:

    Obrigado! funciona na perfeição

  16. Incognito says:

    Funcionou perfeitamente com o segundo hash para o Technicolor TG784n v3 a hash é 276da5030a939d29642637f279629770
    Obrigado!!! Deixo aqui uma questão. Como devem saber existe um problema com o sincronismo dos 100Mbits só atingirem na maior parte dos casos os 90Mbits. Não será por isso que este C$#”%$ da Meo reservam esses 10Mbits para o limite de 4 hosts ao mesmo tempo que se podem ligar ao nosso Meo-WIFI Hotspot send que o limite de banda para cada um é aprox 2Mbit?

  17. Ricardo says:

    Pedro,
    compreendo a utilidade e também uso quando disponível. No entanto todos devemos ter a possibilidade de escolha sobre estas coisas. Podem existir razões em que não é desejável.

    Eu acho abusivo não permitir que o cliente escolha.

Leave a Reply

 
preload preload preload