Como resolver o problema das credênciais não aceites no GMAIL via POP3/IMAP

Hoje descobri um novo truque que poderá vir a ser útil para muitas pessoas que ainda não o conheçam.

Um cliente que possui o serviço de email do seu domínio associado ao Gmail perdeu o acesso via POP2/IMAP. O mais estranho é que o acesso via interface WEB continuava a ser feito sem problemas e que todas as outras pessoas ligadas no mesmo domínio continuavam a aceder sem qualquer problema. Mais estranho ainda é que essa mesma conta funcionava DESDE QUE o acesso fosse feito a partir de outro IP que não o IP externo da ligação à Internet por eles utilizada.
Resumindo, se eu me ligasse a uma VPN, ou através de uma vulgar placa 3G não tinha qualquer problema. Utilizando ligação directa as credenciais eram sempre negadas.

Após muita pesquisa, lá consegui descobrir um pequeno pormenor que pode fazer toda a diferença.
O Gmail tem tendência a bloquear acessos via POP/IMAP no caso de detectar muitas ligações vindas do mesmo IP em intervalos de tempo muito curtos (menos de 10 minutos).

Apesar de a informação transmitida não ser muito clara, a verdade é que para restaurar o acesso, devem aceder a uma página específica, colocar o endereço de email e o código do captcha para provarem que são humanos. Após isto o acesso fica restaurado e o serviço volta à normalidade.

Para restaurar o acesso a contas gmail utilizem o seguinte link :

https://www.google.com/accounts/DisplayUnlockCaptcha

Para o caso de essa conta de email estar associada a um domínio próprio alojado no gmail usem este link :

https://www.google.com/a/[DOMINIO]/UnlockCaptcha

Mais informações aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *