Ubuntu: Auto-login + wifi

Quem usa Ubuntu como base para um HTPC já deve ter passado por esta dor de cabeça :

Como é que posso fazer login automático no Gnome e ligar-me automaticamente numa rede wireless ?

Os forums do ubuntu estão repletos de dúvidas semelhantes, mas a verdade é que no karmic nenhuma delas funciona (pelo menos no que toca a autenticação automática na rede wireless). Todos aqueles truques de acrescentar algumas linhas ao PAM são ignoradas pelo porta-chaves do gnome nesta versão. A dica para conseguir autenticar numa rede wifi passa por criar um novo porta-chaves sem password.

 

0º Utilizem o gdmsetup para configurar o login automático no Ubuntu.

 

1º Eliminem (ou movam se quiserem guardar de backup) todas as entradas dentro da pasta .gnome2/keyrings/ que se encontra na vossa home.

 

2º Reiniciem o computador. No próximo boot já será feito o login automático no Ubuntu. Depois deste login, irá aparecer uma caixa a pedir a password da rede wireless. Insiram-na normalmente e cliquem em OK. Após isto, irá aparecer novamente a caixa do gnome-keyring para criar um novo porta chaves. O segredo está aqui. Criem um porta chaves sem password e desta forma nunca mais vos vai chatear. A partir de agora o Ubuntu efectuará login automático incluindo a vossa rede wireless favorita.

 

PS: Tenham em atenção que desta forma as passwords armazenadas neste porta chaves serão guardadas sem encriptação, por isso cuidado com os conteúdos sensíveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published.