Como visitar fóruns sem efectuar o registo obrigatório.

Hoje, cada vez mais, é necessário registar uma conta num determinado portal ou fórum para que se possa aceder aos seus conteúdos.

Existem duas formas de aceder rapidamente a um fórum/portal sem termos de passar pelo penoso processo de registo de contas :

– BugMeNot.
– UserAgent Switch.

O BugMeNot é um portal que permite obter um nome de utilizador e senha de sites que pedem informações pessoais como condição de acesso. As senhas são enviadas e partilhadas pelos utilizadores do serviço.
Além de ser possível consultar o portal do BugMeNot para localizar credenciais de acesso, existe também uma extensão para o firefox que torna as coisas muito mais cómodas bastando clicar na caixa de autenticação do website desejado com o botão direito do rato e seleccionar a opção “Login with BugMeNot”.

Existe também outra forma de aceder a áreas privadas sem registar contas mas nem sempre funciona que trata-se da modificação do user agent do browser.

O user-agent é um pedaço de texto que identifica o browser ou o software que está a ser usado para aceder a uma determinada página. Quem usa o IE8, cada vez que acede a uma página envia algo como isto :

Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 8.0; Windows NT 6.2; Trident/4.0; SLCC2; .NET CLR 2.0.50727; .NET CLR 3.5.30729; .NET CLR 3.0.30729; Media Center PC 6.0)

Acontece que o software utilizado pelos motores de busca que fazem o crawl de páginas possuem o seu próprio user-agent e este muitas vezes é autorizado a entrar sem inserir credenciais para que possa indexar as páginas nos motores de busca. O segredo passa então por trocar o user-agent do browser por um utilizado pelos motores de busca par indexar páginas, como por exemplo :

Googlebot/2.1 (+http://www.google.com/bot.html)

Para efectuar esta troca, podem utilizar uma extensão no firefox como a User-Agent Switcher.

 

Com esta extensão, podem simular diversos browsers ou softwares diferentes.

Podem consultar aqui uma lista de identificadores bastante extensa.
Aqui podem fazer o download do BugMeNot.
Aqui podem fazer o download do User-Agent Switcher.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *